Segurança Inteligente

Copa e protestos testam investimento de quase R$ 2 bi em segurança

Posted by on 11 11UTC Jun 11UTC 2014 in Uncategorized | 0 comments

Há um outro campo no qual autoridades querem que o Brasil seja vencedor na Copa do Mundo: a segurança.

140516074249_protesto_rio_624x351_reuters

Elas estão investindo pesado para isso. O plano de segurança do governo federal tem o custo de R$ 1,9 bilhão e envolve cerca de 170 mil agentes.

Não é para menos. Além das 32 seleções e chefes de Estado, cerca de 600 mil turistas estrangeiros deverão chegar ao país para acompanhar a Copa.

Por aqui, mais de 3 milhões de brasileiros viajarão entre as 12 cidades-sede – várias delas entre as mais violentas do país – para ver as partidas.

E, claro, as autoridades terão que lidar com os protestos. Eles se tornaram frequentes em todo o país desde junho do ano passado, quando milhões de pessoas tomaram as ruas reivindicando melhores serviços públicos, educação e saúde, além de criticarem os gastos para a realização da Copa.

Manifestações têm ocorrido recentemente em diversas cidades e, apesar de menores, várias têm sido marcadas pela violência.

Mesmo assim, a polícia teme que atos violentos possam manchar a festa.

“Obviamente, hoje, nossa principal preocupação são essas manifestações que geram bloqueios de vias e impedem o fluxo de pessoas e até das seleções”, disse à BBC Brasil o delegado Guilherme Almeida, coordenador da Comissão Estadual de Segurança de Grandes Eventos de São Paulo.

Ele é responsável pelo centro de comando da segurança de São Paulo.

 

Leia mais

Orçamento Rápido